Educação do Campo e Ontologia Marxiana

  • Rafael Rossi UNESP/FCT de Presidente Prudente - SP.
Palavras-chave: Educação do Campo, Trabalho, Educação, Ontologia Marxiana

Resumo

Este texto expõe – em linhas gerais – desafios à reflexão sobre a educação do campo tendo por base as contribuições inerentes à ontologia marxiana, cujos maiores expoentes são Marx, Lukács e Mészáros. Para tanto, partimos da consideração crítica da categoria fundante do ser social, que é o trabalho para argumentar a gênese ontológica do complexo social da educação e sua relação com o trabalho e com a totalidade social. Sem a perspectiva radical e revolucionária característica da ontologia marxiana, muito provavelmente, os discursos em educação do campo serão englobados pela própria lógica do capital em seu processo de expansão e reprodução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rossi, UNESP/FCT de Presidente Prudente - SP.
Graduado em Licenciatura em Geografia pela UNESP/FCT de Presidente Prudente - SP. Atualmente realiza mestrado em Geografia na mesma instituição com a pesquisa intitulada: "A abordagem territorial nas políticas públicas - análise espacial a partir do índice de densenvolvimento das famílias em Presidente Prudente - SP"
Publicado
2016-09-03
Como Citar
Rossi, R. (2016). Educação do Campo e Ontologia Marxiana. Revista Espaço Acadêmico, 16(184), 73-84. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/31179