Educação do Campo e Ontologia Marxiana
Resumo
Este texto expõe – em linhas gerais – desafios à reflexão sobre a educação do campo tendo por base as contribuições inerentes à ontologia marxiana, cujos maiores expoentes são Marx, Lukács e Mészáros. Para tanto, partimos da consideração crítica da categoria fundante do ser social, que é o trabalho para argumentar a gênese ontológica do complexo social da educação e sua relação com o trabalho e com a totalidade social. Sem a perspectiva radical e revolucionária característica da ontologia marxiana, muito provavelmente, os discursos em educação do campo serão englobados pela própria lógica do capital em seu processo de expansão e reprodução.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.