Identificação das concepções dos estudantes de cursos técnicos sobre as atividades experimentais de ensino de Física

  • Eriberto Oliveira do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Lucas Nonato de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Palavras-chave: Laboratório de Ciências, Ensino de Física, Rede Federal de Educação Tecnológica, Defeitos da visão, Cursos Técnicos.

Resumo

As atividades experimentais são bastante utilizadas em práticas educacionais relacionadas ao ensino de conteúdos científicos, visando proporcionar aos estudantes a construção de novos conhecimentos. A rede federal brasileira de ensino técnico teve em 2008 sua concretização e expansão, podendo ser considerada consolidada nos dias atuais e como consequência os laboratórios de ciências passaram a assumir um papel de destaque, devendo estar presentes como um recurso útil para a formação oferecida nos cursos técnicos. Diante desse panorama, busca-se investigar como os estudantes dos cursos Técnico em Alimentos, Química e Informática oferecidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Campus Inhumas, como concebem as atividades experimentais e seu papel formativo. Para isto foi aplicado um questionário para 57 estudantes, após a realização de aulas ministradas no Laboratório Didático de Física, nas quais era abordado o tema “Defeitos da visão”. Os resultados obtidos apontam que as aulas experimentais facilitam a aquisição de um saber científico e estimulam a adoção de um comportamento investigativo nos estudantes. Portanto, conclui-se que os laboratórios de ciências e as práticas experimentais devem ser a efetivadas e disseminadas entre os professores na rede federal de ensino tecnológico de todo o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eriberto Oliveira do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Graduando em Engenharia Mecânica pelo IFG-Campus Goiânia
Lucas Nonato de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Doutor em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela USP e professor de Física no IFG-Campus Goiânia.
Publicado
2017-04-01
Como Citar
Nascimento, E. O. do, & Oliveira, L. N. de. (2017). Identificação das concepções dos estudantes de cursos técnicos sobre as atividades experimentais de ensino de Física. Revista Espaço Acadêmico, 16(191), 106-116. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/31315