Trabalho, tempo livre, lazer e ócio: da antiguidade aos tempos atuais
Resumo
O trabalho apresenta papel central na vida humana, sendo expressão de personalidade e vertente identitária importante. No decorrer da história, o trabalho se modificou acompanhando e trazendo consigo transformações sociais e, além disso, a relação humana com ele também cambiou, bem como a significação de termos correlatos como tempo livre, lazer e ócio. Utilizando-se de abordagem qualitativa, pautada na investigação bibliográfica e no método dialético, este artigo busca examinar as mudanças na relação do ser humano com o trabalho, tempo livre, lazer e ócio, focalizando as variações semânticas e axiológicas dos principais termos relacionados desde a antiguidade até os tempos atuais. Como resultado, expõem-se as principais características do trabalho contemporâneo e, em paralelo, a utilização do tempo livre, tendo como escopo o potencial de desenvolvimento subjetivo decorrente de sua utilização. O que se percebe, porém, é que o trabalho e o lazer se unem num ciclo de consumo, potencializado pela cultura de massa globalizada, que subtrai o tempo livre, seja lazer ou ócio, do seu caráter autotélico.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.