Fazer projeto: trabalho manual ou intelectual?

  • Glaucinei Rodrigues Corrêa Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Luiza Almeida Cunha de Castro Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Projetos de arquitetura, trabalho manual, trabalho intelectual.

Resumo

Este artigo aborda o jogo hierárquico no contexto da produção de projetos arquitetônicos, a partir de dados de uma pesquisa realizada em dois escritórios de arquitetura, por meio de observação e de entrevistas. Discute-se se o fazer projeto é uma atividade mental e se desenhar é uma atividade manual, a partir das argumentações de alguns autores e dos arquitetos pesquisados. Conclui-se, primeiro, que o projeto se desenvolve no processo complexo do ambiente, com as pessoas, suas argumentações e seus desenhos e no fazer, e, segundo, que desse fazer fazem parte as ações de pensar, agir, desenhar, negociar e insistir. Não são ações independentes nem autônomas; são integradas, interligadas e fazem parte de um mesmo sistema. Portanto, admitir que o processo de projetar seja somente mental é negar a existência dessa interação e integração e, sobretudo, o que se vê nos ambientes de produção de projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucinei Rodrigues Corrêa, Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil (UFMG); professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Maria Luiza Almeida Cunha de Castro, Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Ciências Socioambientais pela Universidade Federal do Pará (UFPA); professora adjunta 1 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Publicado
2016-11-06
Como Citar
Corrêa, G. R., & Castro, M. L. A. C. de. (2016). Fazer projeto: trabalho manual ou intelectual?. Revista Espaço Acadêmico, 16(186), 84-96. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/31742