A poesia de autoria feminina em Goiás: caminhos da tradição em Yêda Schmaltz
Resumo
O presente estudo é uma leitura da obra Caminhos de mim (1964), da escritora goiana Yêda Schmaltz, terceira mulher a publicar um livro de poesia em Goiás. O livro da autora constitui um marco histórico e cultural para sua região, pois renovou a tradição da literatura de autoria feminina ao elaborar uma obra que apresenta consciência artística e inconformismo em relação ao conservadorismo formal e temático da tradição precedente.
Abstract:
This study is a reading of the book Caminhos de mim (1964), from the writer Yeda Schmaltz, third woman to publish a book of poetry in Goiás, Brazil. The book's author is a cultural and historical landmark for its region, it renewed the literary tradition female authors to elaborate a work that presents artistic consciousness and nonconformity in relation to formal and thematic conservatism of the previous tradition.
Key words: Yêda Schmaltz; literature from Goiás; consciousness; nonconfomity.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.