O processo de refuncionalização do centro de Fortaleza com base nos equipamentos e serviços de educação técnica e profissional

  • Júlia Monteiro Holanda Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Centralidade, Educacional, Profissionalizante, Tecnológica.

Resumo

O processo de centralização e a forma espacial inerente a ele, as áreas centrais, são considerados pelos pesquisadores do tema como fenômeno eminentemente urbano. Vários estudos apontam as rápidas mudanças socioespaciais pelas quais passou o Centro de Fortaleza, sobretudo em meados do século XX, a partir do processo de descentralização da cidade com a formação de novas áreas centrais. Apesar do advento dessas novas centralidades, o centro principal fortalezense não perdeu sua capacidade de manter relações diversificadas com seu entorno, apenas refuncionalizou-se. Desta forma, o presente trabalho discute a dinâmica urbana da área central de Fortaleza através dos equipamentos e serviços educacionais, enfocando os estabelecimentos de educação profissional e tecnológica neste processo.

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Biografia do Autor

Júlia Monteiro Holanda, Universidade Federal do Ceará
Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.
Publicado
2016-07-15
Como Citar
Holanda, J. M. (2016). O processo de refuncionalização do centro de Fortaleza com base nos equipamentos e serviços de educação técnica e profissional. Revista Espaço Acadêmico, 16(182), 105-116. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32020