O sentido da emancipação humana a partir da definição marxiana de cidadania: um diálogo com Ivo Tonet

Palavras-chave: Cidadania, Emancipação, Tonet, Capitalismo, Ontologia.

Resumo

O propósito do presente artigo é refletir e tentar chegar a uma definição de emancipação humana a partir da definição de cidadania do ponto de vista do paradigma do materialismo histórico e dialético. Para tal trabalho, dialogamos principalmente com Tonet. Mas também com outros autores (as) como Chauí, Marx, Engels, Adorno, Horkheimer, Freire, Gadotti, Arroyo, Saes e Ferreira. Nosso alvitre é aproximarmos da essência do conceito marxiano de cidadania, que está em sua natureza histórica-ontológica, isto é, no ato de fundação da sociabilidade capitalista que é a concretude da compra e venda da força de trabalho que, por sua vez, se projeta na produção de mercadorias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Pereira da Silva, Universidade Federal de São Carlos/ Campus de Sorocaba
Mestre em Educação pela UFSCar - Sorocaba, obteve o título em 2016. Ricardo Pereira da Silva possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais - Sociologia, Antropologia e Ciência Política - pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara (2010). Atualmente é Mestre em Educação, foi bolsista da CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Campus de Sorocaba. O título da dissertação é "O Conceito de Cidadania no Ensino de Sociologia no Estado de São Paulo. Participa do Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação - GPTeFE, além de integrar o projeto de pesquisa "Ensino de Sociologia e Movimentos Sociais". Tem experiência na área da educação, atuando nos seguintes temas: Cidadania, Ensino Médio e Ensino de Sociologia.
Publicado
2017-02-05
Como Citar
Silva, R. P. da. (2017). O sentido da emancipação humana a partir da definição marxiana de cidadania: um diálogo com Ivo Tonet. Revista Espaço Acadêmico, 16(189), 99-110. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32466