Neofascismos e movimentos sociais no Brasil e nos Estados Unidos: aproximações e distanciamentos por meio do hate rock (1990-2010)

  • Pedro Carvalho Oliveira Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Neofascismos, Hate Rock, movimentos sociais

Resumo

Este artigo tem como objetivo debater o conceito histórico de movimentos sociais, tentando entender a inadequação dos movimentos neofascistas no Brasil e nos Estados Unidos, entre 1990 e 2010, ao mesmo. Tal análise, realizada por meio do Hate Rock, gênero musical executado por neofascistas, procura entender também a formação histórica dos neofascismos nos dois países, respeitando suas diferenças e semelhanças, e a adaptação ao presente de discursos que surgiram no início do século XX. Portanto, ao mesmo tempo, vamos buscar uma síntese que mostre rupturas e continuidades com o passado entre os dois casos, bem como a sua participação social e política à luz das definições do que são os movimentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Carvalho Oliveira, Universidade Estadual de Maringá
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá, orientado pelo Prof. Dr. Sidnei J. Munhoz.
Fonte: http://musicfeeds.com.au/news/german-police-look-to-nazi-shazam-to-fight-fascist-rock-music/
Publicado
2017-02-05
Como Citar
Oliveira, P. C. (2017). Neofascismos e movimentos sociais no Brasil e nos Estados Unidos: aproximações e distanciamentos por meio do hate rock (1990-2010). Revista Espaço Acadêmico, 16(189), 111-122. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32698