Crise econômica e civilizacional na obra de Horace McCoy
Resumo
Este texto analisa o livro They shoots horses, don’t they?, do escritor norte-americano Horace McCoy. A ideia é ligar o enredo da obra aos movimentos da economia e da sociedade americanas durante um período fundamental da história do capitalismo: a grande depressão provocada pela crise de 1929. Analisa como o autor, através de sua narrativa, percebeu seus desdobramentos na década de 1930. A hipótese deste artigo é a de McCoy não apenas denunciou os efeitos trágicos da crise econômica para os mais desafortunados, como também apontou para outra crise, de natureza civilizacional, que nos é antecipada por ele e que se tornaria muito mais evidente ao final do século XX e começo do XXI.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.