Razoabilidade e racionalidade a partir da obra "O liberalismo político" de John Rawls

  • Edegar Fronza Junior Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Razoabilidade, Racionalidade, Liberalismo Político, John Rawls

Resumo

O presente paper tem como objetivo principal apresentar e discutir os conceitos de razoabilidade e racionalidade a partir da obra O Liberalismo Político, de John Rawls. Para tanto faz uma análise sistemática, levando em consideração alguns elementos fundamentais de sua teoria política. Partindo do fato do pluralismo presente na sociedade contemporânea, Rawls busca responder a necessidade da estabilidade das instituições democráticas diante das divergências presentes nesse contexto multifacetado. Na perspectiva rawlsiana a permanência do sistema depende do consenso social acerca de determinadas questões (overlaping consensus) entre cidadãos livres e iguais. É nessa perspectiva que os conceitos de razoabilidade e racionalidade ganham destaque tendo em vista a autonomia desses cidadãos que através da razão prática buscam justificar publicamente suas argumentações e formulações nos diferentes contextos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edegar Fronza Junior, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Bacharel em Filosofia pela Faculdade São Luiz (2011). Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina (2015). Bolsista da CAPES/CNPQ. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente desenvolvendo pesquisa sobre tolerância, reconhecimento, emancipação, justiça e democracia em Rainer Forst.
Publicado
2017-07-06
Como Citar
Fronza Junior, E. (2017). Razoabilidade e racionalidade a partir da obra "O liberalismo político" de John Rawls. Revista Espaço Acadêmico, 17(194), 78-90. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32727