Precarização do trabalho no contexto da reestruturação produtiva brasileira

  • Elaine Carvalho de Lima Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Calisto Rocha de Oliveira Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Industrialização, Acumulação flexível, Capitalismo.

Resumo

O período que compreende a transição entre os séculos XX e XXI é marcado por profundas mudanças socioeconômicas que afetaram de forma significativa a estrutura econômica do Brasil. Muitos desafios foram postos pelas rápidas modificações da atividade produtiva. Particularmente, é notório que a mudança técnica afeta significativamente os setores econômicos, alterando as estruturas ocupacionais e o emprego. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é analisar o processo de precarização do trabalho verificado nas últimas décadas de uma forma mais categórica. A discussão examina o processo de precarização do trabalho como uma das formas de manifestação da questão social em um ambiente marcado pela reestruturação produtiva e novas exigências do capitalismo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Carvalho de Lima, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Doutoranda em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU. Mestre e graduada em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN.
Calisto Rocha de Oliveira Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Mestre em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. Graduando em Ciências Contábeis pela UFRN. Graduado em Economia pela UFRN.
Publicado
2017-04-01
Como Citar
Lima, E. C. de, & Oliveira Neto, C. R. de. (2017). Precarização do trabalho no contexto da reestruturação produtiva brasileira. Revista Espaço Acadêmico, 16(191), 97-105. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32911