Formações continuadas em educação ambiental: características e limitações

  • Junior Cesar Mota Universidade Federal de Rio Grande - FURG
Palavras-chave: Formação de educadores, Educadores Ambientais, Deasfios. Desafios.

Resumo

As discussões sobre a formação de professores, particularmente com ênfase para a integração da temática ambiental na Educação ambiental (EA) são necessárias diante das situações encontradas nos espaços escolares na Educação Básica. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo apresentar características e desafios das formações iniciais e continuadas dos profissionais da educação, mais especificamente, dos educadores ambientais. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizado a pesquisa bibliográfica para estabelecer as discussões apresentadas. As conclusões apontam que as formações para educadores em EA ainda é um processo a ser conquistado e efetivado, tanto na parte teórica, quanto na prática. A ausência dessas formações não possibilitam aos educadores estabelecerem articulações dos princípios e objetivos da EA com outros componentes curriculares, impossibilitando a transversalidade desta temática nas aprendizagens construídas individual e coletivamente. 

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Biografia do Autor

Junior Cesar Mota, Universidade Federal de Rio Grande - FURG
Doutorando em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, no Grupo de Pesquisa: Educação Ambiental nos processos de gestão ambiental. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - Itajaí - SC, no Grupo de Pesquisa: Educação, Estudos Ambientais e Sociedade - GEEAS. Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Contestado - UNC. Graduação em Pedagogia (habilitado também em gestão, orientação e supervisão) pelo Centro Universitário de Brusque - Unifebe. Tem experiência na área de Educação, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, Métodos e Técnicas de Ensino, Fundamentos da Educação e Formação de professores.
Publicado
2017-05-04
Como Citar
Mota, J. C. (2017). Formações continuadas em educação ambiental: características e limitações. Revista Espaço Acadêmico, 17(192), 59-68. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/33046