Reflexões sobre a importância da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências

  • Ana Paula de Melo Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Dalva Cassie Rocha Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Formação de Professores, conhecimento científico, prática pedagógica

Resumo

A história e filosofia da ciência tem um papel fundamental no ensino de ciências, pois problematiza o conhecimento científico e o torna contextualizado.  Contudo há uma preocupação referente à existência e a maneira como é trabalhada essa temática nas licenciaturas. Entendemos que seja necessária nos cursos de formação inicial e continuada de professores, a reflexão sobre como, porque e por quem é construída a ciência e quais suas implicações para a sociedade, para que essa reflexão também possa ser feita com os alunos na rede básica de ensino. O objetivo desse trabalho teórico é evidenciar a importância da história e filosofia da ciência no ensino de ciências, bem como provocar a reflexão acerca dessa temática, a fim de questionar a validade de um ensino baseado na mera transmissão de conhecimentos científicos o qual ignora o processo de construção destes conhecimentos, entre outras reflexões. Pode-se inferir que ensinar ciências sem trabalhar história e filosofia da ciência, é apenas informar termos, conceitos, e teorias, ou seja, é permanecer no tradicionalismo metodológico, sem a preocupação em formar um cidadão crítico, que entenda o que está estudando, como foram construídos os conhecimentos que ele estuda e suas implicações históricas e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Melo, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestrado em andamento na área  de educação, na linha de pesquisa História e Política Educacional pela mesma universidade. 
Dalva Cassie Rocha, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Possui pós-doutorado (2008) em Ciências Agrárias e doutorado (2001) em Ciências Biológicas (Botânica) , ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1995) e graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Guarulhos (1986), Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em regime de dedicação exclusiva.É coordenadora de área- Biologia - no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
Publicado
2017-05-04
Como Citar
Melo, A. P. de, & Rocha, D. C. (2017). Reflexões sobre a importância da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. Revista Espaço Acadêmico, 17(192), 69-77. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/33078