A cultura organizacional como forma de controle invisível nas organizações modernas e pós-modernas

Palavras-chave: controle social, burocracia, ideologia.

Resumo

Este artigo teve como objetivo compreender as formas de controle invisível apresentadas nas organizações modernas e pós-modernas, tendo como ponto de partida a cultura organizacional. Deste modo, um ensaio teórico foi realizado buscando respostas na relação da cultura organizacional com os mecanismos de controle, dentre eles foram abordados a burocracia, poder, ideologia e mediação. Dos resultados, obteve-se que as formas de dominação e controle social apresentam-se tanto na modernidade como na pós-modernidade, fazendo uma transição criativa dos artifícios de controle, enquanto na organização burocrática os controles invisíveis estão nos aspectos formais, como manuais e regulamentos, nas pós-burocráticas os controles são internalizados pelos indivíduos pelos valores compartilhados e pelos pressupostos básicos, ou seja, tornando-se cada vez mais inconscientes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Serafim Cardoso dos Santos, UFSC
Bacharél em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012)
Especialista em Gestão em Saúde pela UFSC (2015)
Especialista em Direito Sanitário pela Fiocruz-Brasília (2016)
Mestranda em Administração pela UFSC (Atual)
Área de Concentração: Teorias Organizacionais, Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas; Educação Permanente em Saúde.
Atuação profissional: Técnico em Atividades Administrativas da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, atuante na Diretoria de Gestão de Pessoas.

 

Publicado
2017-07-06
Como Citar
Santos, G. S. C. dos. (2017). A cultura organizacional como forma de controle invisível nas organizações modernas e pós-modernas. Revista Espaço Acadêmico, 17(194), 01-16. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/33267