Os utópicos como pioneiros da concepção cooperativista

  • Elisa Zwick Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG
Palavras-chave: utopia, socialismo, teoria social, cooperação.

Resumo

Este estudo tematiza as ideias pioneiras dos principais socialistas utópicos (Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen) na concepção de cooperativismo, de modo que buscamos contribuir para o preenchimento de uma lacuna nos estudos teóricos sobre o assunto no Brasil, não raro dominados por estudos técnico-operacionais. As ideias dos utópicos inauguraram uma sustentação teórica para o cooperativismo pensado não apenas para fins imediatos, mas como paradigma que servisse para alterar a configuração social geral. Além de assinalar as contribuições pioneiras dos pensadores utópicos na concepção do cooperativismo, apontamos que os princípios organizacionais e administrativos dos utópicos antecederam, em termos de conceito e tempo, a Teoria Clássica da Administração Científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Zwick, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG
Bacharela em Administração (2007) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí, RS), Mestre (2011) e Doutora (2015) em Administração pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). Professora Adjunta Classe C, Nível I, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Atualmente leciona disciplinas nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia e Administração Pública, com ênfase em pensamento organizacional crítico. Possui experiência na área de Administração com ênfase em Gestão Pública, Teoria das Organizações, Estudos Organizacionais, Pensamento Social Brasileiro e Teoria Crítica (Adorno). Desenvolve pesquisas com foco nos seguintes temas: poder e burocracia, (semi)formação do gestor público, Teoria Crítica da Sociedade e autoritarismo.
Publicado
2016-11-06
Como Citar
Zwick, E. (2016). Os utópicos como pioneiros da concepção cooperativista. Revista Espaço Acadêmico, 16(186), 17-28. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34085
Seção
DOSSIÊ: UTOPIAS - 500 ANOS (Org.: Antonio Ozaí da Silva)