Formalidades simuladas da educação formal em uma escola pública portoalegrense

  • Ricardo Cortez Lopes
Palavras-chave: Relatório de estágio II. Educação Formal, Simulacro.

Resumo

o presente texto trata de uma reflexão sobre o estágio II em sociologia no Ensino Médio em uma escola pública porto alegrense. A experiência foi realizada com uma turma noturna de Ensino Médio. Na presente preleção buscamos articular nossa experiência de ensino em torno da categoria simulacro, que é viabilizada teórico-metodologicamente a partir do conceito de disposições, estas últimas pensadas a partir das perspectivas de Pierre Bourdieu e de Bernard Lahire. Nesse sentido, concluímos que a escola é um terreno de contradições que só é possível de continuar aglutinando sujeitos na medida em que estes assumem a postura do simulacro, que é o que o mantém vinculado oficialmente no espaço escolar. 

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Biografia do Autor

Ricardo Cortez Lopes
Licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro associado do Núcleo de Estudos da Religião e do Núcleo de Estudos Durkheimianos.
Publicado
2017-06-07
Como Citar
Lopes, R. C. (2017). Formalidades simuladas da educação formal em uma escola pública portoalegrense. Revista Espaço Acadêmico, 17(193), 125-137. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34441