O PNE (2014-2024) e a Educação Superior brasileira: a expansão em questão

Palavras-chave: PNE, Educação Superior, Expansão.

Resumo

Este artigo tem como objetivo empreender uma análise sobre o PNE (2014-2024) e suas reverberações na Educação Superior brasileira, especialmente, no que tangem os elementos acerca da expansão e do financiamento da universidade. Optamos pelo uso do materialismo histórico-dialético como método de análise por buscar apreender o objeto a partir de sua totalidade dentro de uma perspectiva crítica, compreendendo que um determinado fenômeno é síntese de múltiplas determinações. Compreende-se que as metas do PNE para o ensino superior efetuam dois movimentos: o primeiro diz respeito à certificação em larga escala calcada nas metas do REUNI; o segundo concerne no empresariamento deste nível de ensino. Além da prioridade do governo em garantir superávits primários para atender a dívida pública em detrimento da educação brasileira a partir da política de ajuste fiscal.

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Biografia do Autor

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Professor do curso de Educação Física das Faculdades INTA. Integrante do Grupo de Pesquisas em Trabalho, Práxis, Política e Educação (GTPPE).
Publicado
2017-08-04
Como Citar
Paula, A. S. do N. de. (2017). O PNE (2014-2024) e a Educação Superior brasileira: a expansão em questão. Revista Espaço Acadêmico, 17(195), 45-57. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34760