Quadro normativo destinado a proteção do idoso no município de Maringá (PR)

Palavras-chave: Proteção do Idoso. Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos. Direito Constitucional. Legislação Federal. Legislação do Município de Maringá.

Resumo

Tem por escopo o presente artigo proceder à análise da legislação existente no Município de Maringá, destinada à Proteção do Idoso, bem como verificar a partir do cotejo da referida legislação com a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos, bem como dos principais fundamentos constitucionais, com alguns dos principais diplomas legais na esfera federal, sem a pretensão esgotar o levantamento da indigitada legislação. Será adotado como metodologia o levantamento da legislação específica voltada à tutela dos interesses dos Idosos, identificando os titulares dos referidos direitos, os principais fins perseguidos pela legislação, para ao final apontar ao menos quanto à sua positivação a possibilidade de atingimento dos objetivos indicados nas normas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Francisco Toso, Faculdade Cidade Verde
Mestrando em Direito no UniCesumar, Maringá, no Paraná; Professor no Curso de Direito na Faculdade Cidade Verde (FCV) em Maringá, no Paraná; Co-líder do grupo de estudos Direito & Literatura (FCV); Integrante do Grupo de Estudos Schmittianos – FCV (linha de pesquisa: Carl Schmitt como teórico da Constituição: a guarda da Constituição e o debate com Kelsen), vinculado a Rede Internacional de Estudos Schmittianos; Possui Especialização em Direito das Relações de Consumo pela PUC-SP; Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; E-mail: toso1969@gmail.com.
Publicado
2017-12-05
Como Citar
Toso, J. F. (2017). Quadro normativo destinado a proteção do idoso no município de Maringá (PR). Revista Espaço Acadêmico, 17(199), 35-48. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34835