Le Pen e Chavez, fascismo e golpes na América Latina. Uma volta ao passado?
Resumo
Os acontecimentos nas últimas semanas têm me feito pensar seriamente que estou vendo uma série de documentários do passado. Na França, um partido de extrema direita, a Frente Nacional de Jean Marie Le Pen, consegue ir para o segundo turno da eleição presidencial, derrotando o candidato socialista, Lionel Jospin. Na Venezuela, um presidente populista, Hugo Chavez, é derrubado do poder por uma ação militar e, apesar de ele ter sido reempossado, parecia um típico golpe de Estado latino-americano dos anos 70. Será possível que estamos voltando ao passado? Apesar das aparências, quero acreditar que não.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.