OTAN e União Europeia: defuntos geopolíticos?
Resumo
Não é a primeira vez que escrevo sobre a geopolítica europeia, especialmente sobre os dois tópicos chaves que a delimitam atualmente, ou seja, a definição do que será a nova OTAN e os problemas da União Europeia para se afirmar como grande potência. Os acontecimentos das últimas semanas, contudo, me levam de volta ao tema, já que estes demonstram, de forma claríssima, como as questões acima mencionadas estão latentes e muito longe de serem resolvidas.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.