27 de maio: "Hino dos Trabalhadores" lembra a Comuna de Paris e o grande massacre

  • Luiz Antônio Afonso Giani Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: música, revolução, Comuna de Paris

Resumo

O Hino dos Trabalhadores (Chant d' Internationnale - Hymne des travailleurs), de Antonin Louis (música), Paull Burani e Isch Vall (letra), é uma expressão maior da inserção da música na Comuna de Paris, por ter sido composto por communards, no próprio contexto da revolução.  O importante resgate da única canção com caráter socialista da Comuna vem sendo, historicamente, abafado, à sombra de outro hino, a conhecida L´Internacionale, de  Pierre Degeyter (música) e Eugene Pottier (letra). Tradução, arranjo e lançamento do Hino dos Trabalhadores, em ensaio público, marcaram a abertura da comemoração dos 130 anos da Comuna de Paris, no dia 27 de maio de 2001, no Auditório da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá. Para a abertura, o Espaço Marx promoveu as conferências ministradas por Claude Willard (França). Denise Mendez (França) e Isabel Monal (Cuba).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antônio Afonso Giani, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Ciências Sociais (DCS). Professor aposentado, atua como docente do programa de mestrado em Ciências Sociais, do DCS. Ministra a disciplina Teoria Crítica da Sociedade.

Área: sociologia

Publicado
2017-09-18
Como Citar
Giani, L. A. A. (2017). 27 de maio: "Hino dos Trabalhadores" lembra a Comuna de Paris e o grande massacre. Revista Espaço Acadêmico, 1(01). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/36109