27 de maio: "Hino dos Trabalhadores" lembra a Comuna de Paris e o grande massacre
Resumo
O Hino dos Trabalhadores (Chant d' Internationnale - Hymne des travailleurs), de Antonin Louis (música), Paull Burani e Isch Vall (letra), é uma expressão maior da inserção da música na Comuna de Paris, por ter sido composto por communards, no próprio contexto da revolução. O importante resgate da única canção com caráter socialista da Comuna vem sendo, historicamente, abafado, à sombra de outro hino, a conhecida L´Internacionale, de Pierre Degeyter (música) e Eugene Pottier (letra). Tradução, arranjo e lançamento do Hino dos Trabalhadores, em ensaio público, marcaram a abertura da comemoração dos 130 anos da Comuna de Paris, no dia 27 de maio de 2001, no Auditório da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá. Para a abertura, o Espaço Marx promoveu as conferências ministradas por Claude Willard (França). Denise Mendez (França) e Isabel Monal (Cuba).
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.