Anarquismo e educação nova em Portugal: o contributo de Adolfo Lima

  • Joaquim António Sousa Pintassilgo Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Anarquismo, Educação Nova, Escola neutra, Educação social, Educação integral, Escola única.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o pensamento pedagógico de Adolfo Lima, que é, nas primeiras décadas do século XX, simultaneamente um dos mais importantes intelectuais e educadores portugueses que se situam no campo do anarquismo e um dos principais impulsionadores das ideias e das práticas da chamada Escola Nova. Procuraremos, nesse âmbito, contribuir para a reflexão sobre a noção de “modelo educativo libertário” proposto por António Candeias. Analisaremos, para o efeito, algumas das principais conceções de Adolfo Lima tendo como eixos de análise conceitos como “escola neutra”, “educação social”, “educação integral”, “escola única” ou “autonomia dos educandos”.

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Biografia do Autor

Joaquim António Sousa Pintassilgo, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Professor Associado do grupo de História da Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Publicado
2017-09-08
Como Citar
Pintassilgo, J. A. S. (2017). Anarquismo e educação nova em Portugal: o contributo de Adolfo Lima. Revista Espaço Acadêmico, 17(196), 01-13. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/39311
Seção
DOSSIÊ: Anarquismo: educação, gênero e movimentos sociais (Org.: Prof. Dr. Rogério Cunha de Castro)