Política pública de educação: uma abordagem da extensão universitária na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Resumo
Este trabalho objetiva fazer analisar as práticas da extensão universitária como política pública da educação na UEMA. Apresenta-se um levantamento da legislação nacional e intra-institucional pertinente às práticas extensionistas. Mostram-se aspectos teóricos referentes à extensão, e em seguida, relaciona-se a teoria com o que foi observado nas normas da UEMA. O método utilizado foi o fenomenológico-hermenêutico. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, os objetivos são exploratórios. Os procedimentos técnicos foram a pesquisa bibliográfica, a documental, de campo e um estudo de caso. Também utilizou-se de duas visitas in loco para observação. Entende-se que extensão é uma atividade acadêmica que visa à difusão de conhecimento acadêmico, e a interação deste com o saber popular (senso comum) para melhor compreensão de problemas e demandas sociais. Respondendo ao problema desta pesquisa, escreve-se que as normas superiores de extensão universitária na UEMA são debatidas e estabelecidas pelo CEPE, para posterior sanção do CONSUN. No que se refere à execução a nível intermediário, cabe à PROEXAE, e especificamente, à Coordenação de Extensão, o planejamento e controle das práticas extensionistas, sejam elas cursos ou projetos de extensão. No nível operacional é obrigatório pelo menos um docente da UEMA para comandar cada ação extensionista.
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