"O Popular" e "Folha de Goiaz": o sucesso na produção de hegemonia e as contribuições para a formação de uma sociedade civil em Goiás (1930-1960)

  • Darlos Fernandes Nascimento Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: hegemonia, sociedade civil, O Popular, Folha de Goiaz

Resumo

O objetivo desse artigo é realizar um breve histórico de atuação dos periódicos O Popular e Folha de Goiaz entre as décadas de 1930 e 1960, revelando suas alianças políticas, analisando os fatores que levaram à ascensão e à permanência dos mesmos no papel de maiores produtores de hegemonia entre os periódicos goianos e compreendendo as consequências desse sucesso para a consolidação de uma sociedade civil em Goiás.

Abstract

The objective of this article is to present a brief history of the periodicals O Popular and Folha de Goiaz between the 1930s and 1960s, revealing their political alliances, analyzing the factors that led to their rise and permanence in the role of major producers of hegemony among the Goiás journals and understanding the consequences of this success for the consolidation of a civil society in Goiás.

Key words: hegemony; civil society; O Popular; Folha de Goiaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlos Fernandes Nascimento, Universidade Federal de Goiás
Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor da rede estadual de ensino do Estado de Goiás.
Publicado
2018-03-10
Como Citar
Nascimento, D. F. (2018). "O Popular" e "Folha de Goiaz": o sucesso na produção de hegemonia e as contribuições para a formação de uma sociedade civil em Goiás (1930-1960). Revista Espaço Acadêmico, 17(202), 74-84. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/40311