Cultura, Arte e Educação: identidades emancipatórias

  • Roney Gusmão Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Célio Meira Universidade Católica do Salvador - UCSAL
Palavras-chave: Educação, Cultura, Artes, Identidades.

Resumo

O presente texto é fruto de pesquisa que desenvolvemos em uma escola pública na cidade de Poções – BA, com o intuito de analisar a forma como a disciplina Artes tem sido inserida nos desafios postos à educação contemporânea. Para desenvolvimento desta pesquisa, recorremos a debates epistemológicos em torno da cultura, arte e educação, com intuito de analisar as possibilidades assentadas na prática pedagógica em confronto com a realidade que se observa no cotidiano escolar. Ademais, debates acerca da interdisciplinaridade e do trânsito de significados na educação também se tornaram pertinentes para o entendimento do tema aqui proposto em articulação com os debates suscitados no campo empírico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roney Gusmão, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. É professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB/CECULT, foi docente titular e coordenador de pesquisa e extensão da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. Também participa do grupo de estudo História, Trabalho e Educação e A Educação não-Escolar pelo Museu Pedagógico/UESB, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, cultura, trabalho, acumulação flexível, ideologia, espaço geográfico.
Célio Meira, Universidade Católica do Salvador - UCSAL

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1999), Especialista em Psicologia da Educação pela supracitada instituição (2002), Especialista em Antropologia com Ênfase em culturas Afro-Brasileiras pela mesma universidade (2009). Mestre em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável pelo PPGCA da UESB (2013). Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social pela Universidade Católica do Salvador ( Ucsal) 2016. Graduando em Ciências Sociais, pela Universidade Metropolitana de Santos ( 2017). Professor de Geografia e Sociologia do Colégio Estadual Dr. Roberto Santos e da Rede Municipal de educação de Poções- Bahia, membro dos seguintes grupos de pesquisa: Cultura, Ambiente e Sociedade: Linguagem e Design Social ( CASLIDS)- UESB e Desenvolvimento Sociedade e Natureza ( DSN) - UCSAL, pesquisa a temática Crescimento urbano, comunidades tradicionais de religiões de matriz africana ( especialmente a de Umbanda), recursos naturais e religião, memória e espaço, sexualidade, gênero, educação.

Publicado
2018-03-10
Como Citar
Gusmão, R., & Meira, C. (2018). Cultura, Arte e Educação: identidades emancipatórias. Revista Espaço Acadêmico, 17(202), 62-73. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/40860