O acolhimento psicológico como dispositivo de orientação às mulheres vítimas de violência: novas possibilidades para atuação do profissional de Psicologia
Resumo
A violência doméstica é um tema que tem ocupado lugar de destaque entre as preocupações cotidianas dos governantes e da sociedade em geral, gerando políticas governamentais e movimentos sociais em diversos países do mundo. Este artigo baseia-se no relato da experiência de Estágio Específico em Psicologia Jurídica realizado no período de agosto de 2015 a julho de 2016, em uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). Aborda a dinâmica do serviço de Acolhimento Psicológico às mulheres que procuraram à Delegacia para registro de ocorrência ou informações durante este período. O acolhimento realizado junto à DEAM/SM tem como objetivo empoderar a mulher para o enfrentamento dos conflitos vividos em uma relação de violência. Este suporte psicológico pode auxiliar no esclarecimento sobre seu contexto familiar, promovendo uma ressignificação da violência vivenciada e consequentemente uma autonomia emocional. Conclui-se o serviço de acolhimento psicológico serve como um meio de orientação para as mulheres possibilitando-as tomar domínio de suas vidas, resgatando sentimentos de empoderamento e autonomia. Percebeu-se o quanto se faz imprescindível o olhar e a técnica do profissional psicólogo mediante o enfrentamento de questões referentes a violência contra a mulher.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.