Entre o heroísmo e a vilania: deslocamentos do sujeito em "Faroeste caboclo", de Renato Russo

  • Anísio Batista Pereira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Palavras-chave: Discurso, Relações de poder, Resistência, Rock dos anos 80, Renato Russo.

Resumo

O presente estudo se propõe a investigar o sujeito materializado na letra da música Faroeste Caboclo, cuja autoria é do cantor e compositor Renato Russo, integrante do grupo Legião Urbana.  Desenvolvemos nosso estudo no campo teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, abordando os conceitos de discurso, sujeito, poder e resistência, de acordo com a perspectiva foucaultiana. Assim, objetivamos refletir sobre a constituição do sujeito e os deslocamentos experimentados pelo personagem João de Santo Cristo que, em diferentes momentos de sua história, assume posicionamentos cambiantes, tanto de submissão quanto de resistência às normas e práticas vigentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anísio Batista Pereira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Graduado em Letras (Português e Literaturas) e Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG/RC); Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FAPEMIG).
Publicado
2018-09-18
Como Citar
Pereira, A. B. (2018). Entre o heroísmo e a vilania: deslocamentos do sujeito em "Faroeste caboclo", de Renato Russo. Revista Espaço Acadêmico, 18(208), 21-31. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/42371