Entre o heroísmo e a vilania: deslocamentos do sujeito em "Faroeste caboclo", de Renato Russo
Resumo
O presente estudo se propõe a investigar o sujeito materializado na letra da música Faroeste Caboclo, cuja autoria é do cantor e compositor Renato Russo, integrante do grupo Legião Urbana. Desenvolvemos nosso estudo no campo teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, abordando os conceitos de discurso, sujeito, poder e resistência, de acordo com a perspectiva foucaultiana. Assim, objetivamos refletir sobre a constituição do sujeito e os deslocamentos experimentados pelo personagem João de Santo Cristo que, em diferentes momentos de sua história, assume posicionamentos cambiantes, tanto de submissão quanto de resistência às normas e práticas vigentes.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.