De volta ao passado: a proposta neoliberal do Estadão no pós-golpe.

  • Cássio Augusto Guilherme Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA.
Palavras-chave: Imprensa, Temer, neoliberalismo.

Resumo

Este trabalho analisa a série de reportagens “A reconstrução do Brasil”, coordenada pelo jornalista José Fucs e publicada no segundo semestre de 2016 no jornal O Estado de S. Paulo. Partimos da hipótese de que o periódico atua como partido na defesa ideológica do ideário neoliberal como a “única alternativa” político-econômica para o país pós-golpe parlamentar de 2016. Ressaltamos o monólogo jornalístico, os entrevistados ligados ao mercado financeiro e a cobrança para que Michel Temer implemente uma agenda de “reformas constitucionais” que visem diminuir a atuação do Estado no âmbito econômico e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Augusto Guilherme, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA.

Professor da Faculdade de História (FaHist) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publicado
2018-09-18
Como Citar
Guilherme, C. A. (2018). De volta ao passado: a proposta neoliberal do Estadão no pós-golpe. Revista Espaço Acadêmico, 18(208), 66-74. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/42971