Pedagogia ou Pretagogia? Movimentos de sentidos no discurso pedagógico em um curso de licenciatura em Matemática

  • Mariana Fernandes dos Santos Doutoranda em Ensino, Filosofia e Histórias das Ciências/UFBA. Mestra em Estudo de Linguagens/UNEB-BA. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/Língua Portuguesa/Campus Eunápolis. Pesquisadora/Vice-líder nos grupos Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Sociedade-IFBA e Estudos em Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade/UNEB. mariana.santos@ifba.edu.br
  • Maicelma Maia Souza Mestra em Educação/UESB. Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Campus Amargosa. Coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão LEIA – Leitura, Escrita, Identidade e Artes, na linha Literaturas e Identidades Inventadas. Coordena o Projeto de Extensão CAfUNé – Cozinha dos Afetos para Universitárias Negras, vinculado à CAsA do DUCA – UFRB. Membro da ANPED-GT21 / Membro da ABPN. maicelma@ufrb.edu.br
Palavras-chave: Relações étnico-raciais, Currículo, Descolonização, Pretagogia.

Resumo

Apesar de todas as mudanças sociais por meio de lutas e leis, os processos de descolonização dos currículos ainda é um desafio de muitas tensões para a educação brasileira. Neste artigo, temos como objetivo analisar o discurso pedagógico acerca de como são tratadas as relações étnico-raciais no currículo do curso de licenciatura em Matemática do IFBA-Eunápolis. Fundamentamos este estudo nas teorias do currículo multicultutal e de(s)colonial e bases legais para o ensino da Cultura e da História Africana e afro-brasileiras, tendo como referencial metodológico a Pretagogia e a Análise do discurso de linha francesa para análise do discurso pedagógico sobre a cultura afro-brasileiras presentificados (ou não) no currículo em questão. Os resultados sinalizam a necessidade de problematização em relação aos efeitos de sentido presentificados pelo Projeto Pedagógico do Curso, na constatação de que a linguagem não é neutra e nem transparente. Podemos afirmar então que uma reformulação curricular que atenda a implantação da Lei 10.639/03 requer uma ampliação no plano prático, conceitual e epistemológico do que significa construir um currículo sob a perspectiva racial, considerando, ainda para as áreas de conhecimento, as epistemologias africanas que descolonizam os currículos e aproximam os conhecimentos dos sujeitos de suas próprias formações acadêmicas.

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Biografia do Autor

Mariana Fernandes dos Santos, Doutoranda em Ensino, Filosofia e Histórias das Ciências/UFBA. Mestra em Estudo de Linguagens/UNEB-BA. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/Língua Portuguesa/Campus Eunápolis. Pesquisadora/Vice-líder nos grupos Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Sociedade-IFBA e Estudos em Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade/UNEB. mariana.santos@ifba.edu.br

Doutoranda em Ensino, Filosofia e Histórias das Ciências/UFBA. Mestra em Estudo de Linguagens/UNEB-BA. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/Língua Portuguesa/Campus Eunápolis. Pesquisadora/Vice-líder nos grupos Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Sociedade-IFBA e Estudos em Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade/UNEB. mariana.santos@ifba.edu.br

Maicelma Maia Souza, Mestra em Educação/UESB. Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Campus Amargosa. Coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão LEIA – Leitura, Escrita, Identidade e Artes, na linha Literaturas e Identidades Inventadas. Coordena o Projeto de Extensão CAfUNé – Cozinha dos Afetos para Universitárias Negras, vinculado à CAsA do DUCA – UFRB. Membro da ANPED-GT21 / Membro da ABPN. maicelma@ufrb.edu.br

Mestra em Educação/UESB. Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Campus Amargosa. Coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão LEIA – Leitura, Escrita, Identidade e Artes, na linha Literaturas e Identidades Inventadas. Coordena o Projeto de Extensão CAfUNé – Cozinha dos Afetos para Universitárias Negras, vinculado à CAsA do DUCA – UFRB. Membro da ANPED-GT21 / Membro da ABPN. maicelma@ufrb.edu.br

Publicado
2018-08-07
Como Citar
Santos, M. F. dos, & Souza, M. M. (2018). Pedagogia ou Pretagogia? Movimentos de sentidos no discurso pedagógico em um curso de licenciatura em Matemática. Revista Espaço Acadêmico, 18(207), 16-28. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43017
Seção
DOSSIÊ: EPISTEMOLOGIAS QUEER, FEMINISTAS E DE GÊNERO (Orgs.: Dr. Alexandre Fernandes e Dr. Marcos Lopes de Souza)