Aprendizagem e alfabetização de alunos com cegueira

  • Elizabeth Canejo FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica
Palavras-chave: Inclusão, Alfabetização, Alunos com deficiência visual.

Resumo

Mesmo no contexto da política de Educação Inclusiva, há necessidade de se discutir as especificidades de cada deficiência, principalmente no que se refere à alfabetização de alunos cegos. Portanto, é fundamental pensar que esse processo ocorra em um espaço que não necessariamente seja a classe comum, mas sim em um ambiente que potencialize o desenvolvimento do educando.  Para tanto, o objetivo desse trabalho é discutir o modelo de Educação Especial vigente, mais especificamente a alfabetização e aprendizagem de pessoas cegas. Sabe-se, todavia, que o processo de aprendizagem de uma criança cega requer procedimentos e recursos didáticos especializados. Para que seu crescimento global se efetive verdadeiramente, faz-se necessário que lhe sejam oferecidas muitas oportunidades de experiências e sejam trabalhadas inúmeras situações problemas em que ela possa vivenciar, conscientemente, o aumento de sua capacidade de pensar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Canejo, FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica
Possui Graduação em Letras pela Sociedade Unificada de Ensino Augusto Motta - SUAM (1987), Especialização em Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant - IBC (1990), Mestrado em Educação Especial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1996). Atuou como Professora da Sala de Recursos Multifuncionais - SRM no Colégio Estadual Duque de Caxias - CEDC e Professora do curso de Pós- Graduação da Universidade de Barra Mansa. Atualmente é Articuladora da Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - FAETEC (desde 2004), Professora do curso de Pós-Graduação da Universidade Veiga de Almeida - UVA (desde 2007) e Professora do curso de Pós-Graduação de Educação Física Adaptada Universidade da Gama e Souza (desde 2011) .Tem experiência em Educação - Área de Concentração: Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Braille, DOSVOX, Inclusão, Reintegração, Cegueira Adquirida e Diversidade.
Publicado
2018-06-20
Como Citar
Canejo, E. (2018). Aprendizagem e alfabetização de alunos com cegueira. Revista Espaço Acadêmico, 18(205), 35-41. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43304
Seção
Dossiê: Educação inclusiva (Orgs.: Dra. Annie Gomes Redig e Dra. Flávia Barbosa da Silva Dutra)