Aprendizagem e alfabetização de alunos com cegueira
Resumo
Mesmo no contexto da política de Educação Inclusiva, há necessidade de se discutir as especificidades de cada deficiência, principalmente no que se refere à alfabetização de alunos cegos. Portanto, é fundamental pensar que esse processo ocorra em um espaço que não necessariamente seja a classe comum, mas sim em um ambiente que potencialize o desenvolvimento do educando. Para tanto, o objetivo desse trabalho é discutir o modelo de Educação Especial vigente, mais especificamente a alfabetização e aprendizagem de pessoas cegas. Sabe-se, todavia, que o processo de aprendizagem de uma criança cega requer procedimentos e recursos didáticos especializados. Para que seu crescimento global se efetive verdadeiramente, faz-se necessário que lhe sejam oferecidas muitas oportunidades de experiências e sejam trabalhadas inúmeras situações problemas em que ela possa vivenciar, conscientemente, o aumento de sua capacidade de pensar.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.