Fronteira como categoria para análise dos problemas ambientais ocasionados pelo aterro sanitário de Marituba (PA)

Palavras-chave: Fronteira, Território, Territorialidade, Crescimento Regional.

Resumo

O presente trabalho elucida teoricamente o debate da constituição da fronteira amazônica e suas atuais perspectivas ao que se refere o desenvolvimento da região e sustentabilidade ambiental. Objetiva compreender como ela se constitui no espaço amazônico relacionando-a com conceitos de território e territorialidade, e como esta é entendida no projeto de desenvolvimento sustentável no discurso dos movimentos sociais e demais segmentos da sociedade civil que defendem novas propostas para o crescimento regional. Partirmos da análise de como a categoria fronteira tem se apresentando no município de Marituba-PA, discutindo a implantação do aterro sanitário que está localizado em seu território e que é destino final dos resíduos sólidos produzidos na Região Metropolitana de Belém – RMB, e consequentemente como esse empreendimento tem influenciado na construção de novas visões sobre fronteira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Rita Vasconcelos Junior, Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano - PPDMU
Assistente Social, graduado em Serviço Social pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2016), Especialista em Serviço Social e Políticas Públicas, pela FAP / IESP (2017), Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPDMU-UNAMA), linha de pesquisa: gestão, planejamento e dinâmica socioambiental urbana temas: população, planejamento e políticas públicas setoriais na Amazônia.

Atua no Grupo de Estudos em Segurança Pública e Violência Urbana - UNAMA. Membro filiado da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS.  Dialoga sobre Educação Inclusiva, adolescência e o ato infracional, planejamento urbano e regional com ênfase em política publicas relacionadas ao direito à cidade, resíduos sólidos e seus impactos na vida urbano.
Publicado
2018-09-18
Como Citar
Vasconcelos Junior, M. R. (2018). Fronteira como categoria para análise dos problemas ambientais ocasionados pelo aterro sanitário de Marituba (PA). Revista Espaço Acadêmico, 18(208), 54-65. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43322