Em busca de uma atuação para sensibilização em Ecologia Integral
Resumo
Este artigo indaga sobre a necessidade de conteúdos educativos ambientais para a atuação de docentes e discentes da Educação Básica que digam respeito à formação social a que eles pertencem. Em busca de novos paradigmas de ciência contra hegemônica, faz-se uma reflexão sobre a atuação ambiental de grandes mestres do povo brasileiro que, em suas ações coletivas, guiaram movimentos onde predominavam valores do que atualmente se nomeia por convivialidade e nos quais se praticavam uma ecologia integral. A observação fundante se refere a conteúdos de “raiz” inspirarem práticas educativas ambientais voltadas para o bem estar coletivo e para a sustentabilidade humana e ambiental. Tendo como referência a memória de movimentos de trabalhadores rurais, considera-se que há nas memórias coletivas de grupos populares e tradicionais um imenso repositório de conteúdos autóctones que podem ser tomados como parâmetros nas abordagens educativas ambientais voltadas para o bem estar coletivo e para a sustentabilidade ambiental. Com base na memória de movimentos sociais no campo cearense e nordestino brasileiro sugere-se que o estudo da atuação de lideranças rurais e seus termos de referência podem contribuir para a educação ambiental, no fortalecimento de práticas sociais e na construção do pensamento de comunidades.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.