Pedagogias transgressoras: as potencialidades decolonizadoras de pedagogias que tratem de gênero e sexualidade

  • Emmanuel Henrique Souza Rodrigues Universidade de Brasília
Palavras-chave: Decolonialidade, Pedagogia crítica, Perspectiva queer.

Resumo

Este artigo discute a necessidade de uma pedagogia decolonizadora e emancipatória para que se construa um ambiente escolar aberto a concepções diferentes da hegemônica de gênero e sexualidade. Para tanto, faço uma discussão começando a partir de uma perspectiva crítica de discurso, passo pela discussão sobre o que é decolonialidade e desemboco na discussão de gênero e sexualidade a partir da perspectiva queer. A discussão segue fazendo uma crítica ao Parâmetros Curriculares Nacionais e ao Plano Nacional de Educação. Apresento, por fim, uma possibilidade de superação dessas questões a partir do Projeto Mulheres Inspiradoras. Termino com uma reflexão sobre a necessidade desse tipo de educação ser construído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emmanuel Henrique Souza Rodrigues, Universidade de Brasília
Possui graduação em Licenciatura Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (2012), é especialista em Linguística Aplicada a Práticas Discursivas pela Faculdade Frassinetti do Recife (2014), mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (2016) e doutorando em Linguística pela mesma universidade. Tem experiência docente a nível de Ensino Fundamental, Médio e Superior e experiência em pesquisas na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional.
Publicado
2019-01-07
Como Citar
Rodrigues, E. H. S. (2019). Pedagogias transgressoras: as potencialidades decolonizadoras de pedagogias que tratem de gênero e sexualidade. Revista Espaço Acadêmico, 18(212), 66-77. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43394
Seção
DOSSIÊ: EPISTEMOLOGIAS QUEER, FEMINISTAS E DE GÊNERO (Orgs.: Dr. Alexandre Fernandes e Dr. Marcos Lopes de Souza)