O Estado da Arte: um estudo acerca de produções da pós-graduação sobre mulheres na instituição Polícia Militar
Resumo
Levando em consideração o aspecto de mudança na inserção de mulheres ao mercado de trabalho a partir da segunda metade do século XX, principalmente no que diz respeito a incorporação de mulheres aos cargos que antes eram considerados masculinos, o presente artigo se objetiva em realizar uma pesquisa dentro do método denominado Estado da Arte em relação a estudos publicados sobre mulheres vinculadas a instituição Polícia Militar. Os estudos utilizados se trataram de teses e dissertações consultadas na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que foram realizados na última década, ou seja, entre os anos de 2007 e 2017. Considerando as produções encontradas, percebe-se que há poucas pesquisas consolidadas no campo das pós-graduações a nível stricto sensu sobre o tema, de acordo com os dados disponíveis na BDTD. Tal fato é destacado visto que, dos 74 resultados obtidos, apenas 7 se enquadram dentro do tema pesquisado e do recorte temporal que foi tomado como referência. Assim, compreende-se que há a necessidade de elaborações de mais pesquisas sobre o tema, visto que as produções acerca do mesmo ainda se encontram de uma forma pouco abundante.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.