Sentidos atribuídos ao trabalho na sociedade contemporânea e as repercussões na subjetividade do trabalhador

Palavras-chave: Mundo do trabalho, Sentidos do trabalho, Subjetividade.

Resumo

O presente ensaio teórico tem por objetivo levantar reflexões sobre os sentidos atribuídos ao trabalho na sociedade contemporânea e as repercussões na subjetividade do trabalhador. Aborda mudanças no mundo do trabalho na virada do século XX para o século XXI, dando destaque aos novos modos de controle a que estão expostos os trabalhadores. Problematiza a centralidade do trabalho em tempos de desemprego, flexibilização e precarização das atividades laborais. Aponta o trabalho como fator estruturante e desestruturante, analisando, ainda, as repercussões do não trabalho na constituição do sujeito. Questiona sobre os riscos do processo de desumanização do trabalhador submetido às situações de trabalho adversas e sinaliza a urgente necessidade de ampliação de pesquisas na área de saúde do trabalhador que possam fomentar políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Vaz dos Santos Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Associada do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do GT de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisas em Psicologia (ANPEPP) .

Denise Bessa Leda, Universidade Federal do Maranhão

 

Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Docente da Universidade Federal do Maranhão desde 1992, atualmente nível Associado III (DE). Professora Permanente do Programa de Pós­Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGPSI). Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade contemporânea, mundo do trabalho e processos de subjetividade.

Principais temas de pesquisa: mundo do trabalho, trabalho docente e educação superior. Integra a coordenação colegiada do Grupo de Pesquisa História, Sociedade  e  Educação  no  Brasil  (HISTEDBR),  no  Maranhão.  Membro da Rede UNIVERSITAS/BR e do grupo de pesquisa Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós­graduação em Psicologia (ANPEPP).

Publicado
2018-12-06
Como Citar
Ribeiro, C. V. dos S., & Leda, D. B. (2018). Sentidos atribuídos ao trabalho na sociedade contemporânea e as repercussões na subjetividade do trabalhador. Revista Espaço Acadêmico, 18(211), 39-49. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/45047
Seção
DOSSIÊ: Subjetividade e sofrimento psíquico na sociedade contemporânea (Org.: Wellington Lima Amorim)