Sentidos atribuídos ao trabalho na sociedade contemporânea e as repercussões na subjetividade do trabalhador
Resumo
O presente ensaio teórico tem por objetivo levantar reflexões sobre os sentidos atribuídos ao trabalho na sociedade contemporânea e as repercussões na subjetividade do trabalhador. Aborda mudanças no mundo do trabalho na virada do século XX para o século XXI, dando destaque aos novos modos de controle a que estão expostos os trabalhadores. Problematiza a centralidade do trabalho em tempos de desemprego, flexibilização e precarização das atividades laborais. Aponta o trabalho como fator estruturante e desestruturante, analisando, ainda, as repercussões do não trabalho na constituição do sujeito. Questiona sobre os riscos do processo de desumanização do trabalhador submetido às situações de trabalho adversas e sinaliza a urgente necessidade de ampliação de pesquisas na área de saúde do trabalhador que possam fomentar políticas públicas.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.