Desenvolvimento e interações de estudantes paraguaios no microssistema escolar brasileiro

  • Maria Luzia da Silva Santana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Palavras-chave: Estudantes paraguaios, Microssistema escolar, Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, Região de fronteira,

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar o desenvolvimento e interações de estudantes paraguaios no microssistema escolar brasileiro. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre a educação na região de fronteira brasileira e análise da educação a partir da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, que possibilitou a construção do diagrama ecológico do desenvolvimento dos estudantes em escolas brasileiras de fronteira Brasil/Paraguai, nas cidades-gêmeas, Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY). As pessoas com quem os estudantes paraguaios interagem numa base regular e num período longo de tempo, principalmente, os colegas e professores, e demais pessoas do contexto escolar, incluindo diretora, servente e profissionais exercem relevante influência nos processos proximais e contribuem para o desenvolvimento deles na escola.

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Biografia do Autor

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. É Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Santana, M. L. da S. (2019). Desenvolvimento e interações de estudantes paraguaios no microssistema escolar brasileiro. Revista Espaço Acadêmico, 18(214), 56-67. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/45227