O Projeto de Roberto Burle Marx para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte: a pesquisa e a possibilidade de implantação futura do jardim.
Resumo
O artigo trata de um projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, datado de 1976 e até o momento não executado. Trata-se do Jardim do Pátio Interno da Biblioteca Central da UFRN, localizado em Natal/RN. Desconhecido na bibliografia oficial do paisagista, assim como na cidade e na própria Universidade, a “descoberta” deste projeto faz parte dos esforços dos pesquisadores no sentido de divulgar a obra deste paisagista brasileiro. O objetivo principal deste artigo é sensibilizar os gestores e a comunidade universitária no sentido de discutir a preservação do patrimônio e da memória da UFRN, no momento em que a Instituição comemora seu aniversário de sessenta anos. Para tanto, busca alertar para a necessidade de implantar o projeto, uma vez que existem novas demandas para a Biblioteca e intenções de adaptar o edifício a novas funções, o que pode comprometer a possibilidade futura da execução do Jardim. Após estudar as circunstâncias em que o projeto foi desenvolvido, a pesquisa avançou na análise da proposta paisagística utilizando a computação gráfica como meio de construir o projeto em realidade virtual. Ao adotar esse procedimento metodológico, foi possível compreender melhor as ideias do autor, bem como compartilhar as informações de forma didática e eficiente. As primeiras análises já foram publicadas, as quais possibilitaram obter novos resultados, na medida em que a pesquisa despertou o interesse da equipe da Superintendência de Infraestrutura da UFRN, responsável pela construção civil e arquitetura do Campus, assim como pela conservação do patrimônio edificado.
Downloads

- Aspecto externo da Biblioteca Central Zila Mamede UFRN
- O Pátio com o jardim atual visto da escada de acesso ao pavimento inferior
- O Pátio com o jardim atual visto do pavimento superior
- Plantas atuais da Biblioteca Central da UFRN (BCZM)
- Projeto para o Pátio Interno da Biblioteca Central da UFRN, Burle Marx & Cia, 1976
- Estudo Cromático do Projeto e a projeção de sua localização no interior do edifício
- Perspectiva do Jardim de Burle Marx projetado para a UFRN, em realidade virtual
- Perspectiva do Jardim de Burle Marx (realidade virtual). com indicação de espécies vegetais
- Ministério das Relações Exteriores, Brasília, 1965
- Teatro Nacional, Brasília, 1976
- Banco Safra, São Paulo, 1988
- Xerox Corporation, Rio de Janeiro, 1980
- Planta da Biblioteca, indicando as modificações propostas e alterações no espaço o jardim
- Paulo Nobre
- Marizo Pereira
- Título do Artigo em Inglês
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.