Os personagens principais da trajetória botânica de Burle Marx
Resumo
Burle Marx é um renomado artista brasileiro, formado em Belas Artes, cuja prática profissional se consolidou no campo do paisagismo, tendo a flora brasileira como elemento principal da expressão de seus ideais e intenções. O encontro do artista com a “o personagem principal” de sua trajetória – a flora – aconteceu em sua infância e tornou-se uma constante ao longo de sua história, onde frequentemente aparecem biólogos, botânicos, naturalistas e afins. Os discursos do próprio Burle Marx apresentados nesse artigo, escrito ao longo de cerca de 40 anos de sua prática, revelam múltiplas experiências e personagens contribuíram de alguma forma para seu envolvimento com a flora. Nesse sentido, sua família e nomes como Engler, Von Martius e o botânico Mello Barreto são peças fundamentais para compreender a formação do paisagista Burle Marx.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.