A gestão da conservação dos Jardins de Burle Marx no Recife

  • Lúcia Maria de Siqueira Cavalcanti Veras Universidade Federal de Pernambuco
  • Onilda Gomes Bezerra Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: jardins, gestão, conservação, patrimônio, indicadores da conservação

Resumo

Ainda que bases jurídicas condicionem a conservação de um patrimônio, a sua gestão tem se mostrado como o maior dos desafios. Não há proteção sem gestão, assim como não há gestão sem que os gestores se apropriem conceitualmente do bem, dos seus valores e do que seja gerir um patrimônio, e, no caso do jardim, um patrimônio vivo. Planos de gestão também não se constroem sem a definição dos atores envolvidos, que além dos especialistas e técnicos, deve considerar a comunidade do entorno envolvida com o bem no cotidiano. No Recife, o reconhecimento de seis jardins de Burle Marx como Patrimônio Cultural Brasileiro se deu em 2015. Em 2018 foi iniciado o processo de construção de um plano de gestão desse conjunto, com a proposta de adiante, serem construídos individualmente os planos de manejo. Conhecer, planejar, controlar e difundir, como ações que precedem a construção de um plano de gestão da conservação, assinalam, por fim, que a proteção dependerá, também, da definição de indicadores da conservação e de estratégias de ação de educação patrimonial. É sobre estas questões que nos propomos a discutir neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Maria de Siqueira Cavalcanti Veras, Universidade Federal de Pernambuco
Arquiteta, Pós-doutora pela Universidad Autónoma Metropolitana unidad Azcapotzalco (UAM-México) e Doutora em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE e vice-coordenadora do Laboratório da Paisagem da UFPE.
Onilda Gomes Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco
Arquiteta, Doutora em Desenvolvimento Urbano e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE e pesquisadora do Laboratório da Paisagem da UFPE.
Publicado
2019-02-06
Como Citar
Veras, L. M. de S. C., & Bezerra, O. G. (2019). A gestão da conservação dos Jardins de Burle Marx no Recife. Revista Espaço Acadêmico, 18(213), 40-52. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/46066
Seção
DOSSIÊ: Jardins de Burle Marx (Orgs.: Joelmir Marques da Silva e ...)