"As elites de cor"

  • Rosangela Praxedes PUC/SP
Palavras-chave: raça, cor, elites, Brasil, racismo, negros

Resumo

Um clássico dos estudos raciais no Brasil é a obra de Thales de Azevedo, As Elites de Cor – um estudo de ascensão social. O livro, resultado de uma pesquisa realizada na cidade de Salvador, Bahia, no início dos anos cinquenta, analisa a mobilidade vertical de negros, os canais de ascensão social, resgatados através de inquéritos e observações diretas em escolas, universidades, clubes e análise de fotos da Polícia Civil. Nenhum pesquisador que esteja fazendo uma pesquisa séria sobre a temática racial pode deixar de ler esta obra de referência, mesmo discordando de suas conclusões finais. O livro de Thales de Azevedo nos apresenta depoimentos e dados que possibilitam algumas conclusões e inevitáveis comparações com a situação atual dos negros em nosso país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Praxedes, PUC/SP

Bacharel em Ciências Sociais pela USP e coordenadora do Curso Preparatório Milton Santos da Associação União e Consciência Negra de Maringá (PR)

Publicado
2020-03-03
Como Citar
Praxedes, R. (2020). "As elites de cor". Revista Espaço Acadêmico, 3(24). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/46222