Contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) à prática pedagógica de professores que ensinam matemática em classes de alfabetização

  • Daniela Guse Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis
  • Lidnei Ventura Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Formação continuada. Anos iniciais. Alfabetização matemática. PNAIC.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada junto aos professores que ensinam Matemática em classes de alfabetização da Rede Municipal de Ensino de XXXXX, e que participaram da formação do PNAIC no ano de 2014. O objetivo foi investigar as relações que os professores estabelecem entre a formação oferecida e sua prática pedagógica. Partindo-se da metodologia de investigação da Grouded Theory, foi desenvolvido um estudo exploratório, tendo como técnica de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturadas. Resultados preliminares indicam que a formação continuada contribuiu para o desenvolvimento profissional docente com relação ao ensino de Matemática em classes de alfabetização e em qualquer turma de anos iniciais, possibilitando aos professores a capacidade de produzir adaptações nos conteúdos estudados para atenderem às necessidades de aprendizagem de cada ano escolar.

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Biografia do Autor

Daniela Guse, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Mestre em Educação Científica e Tecnológica. Pedagoga. Professora de Anos Iniciais na Rede Municipal de Educação de Florianópolis. Formadora do PNAIC entre 2014 e 2016.

Lidnei Ventura, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor do Centro de Educação a Distância - Universidade do Estado de Santa Catarina.  Departamento de Pedagogia a Distância. Mestre em Educação e Cultura (UDESC). Doutor em Educação (UFSC), Linha de Pesquisa Educação e Comunicação.

Publicado
2020-02-28
Como Citar
Guse, D., & Ventura, L. (2020). Contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) à prática pedagógica de professores que ensinam matemática em classes de alfabetização. Revista Espaço Acadêmico, 19(220), 68-78. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/47135