Contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) à prática pedagógica de professores que ensinam matemática em classes de alfabetização
Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada junto aos professores que ensinam Matemática em classes de alfabetização da Rede Municipal de Ensino de XXXXX, e que participaram da formação do PNAIC no ano de 2014. O objetivo foi investigar as relações que os professores estabelecem entre a formação oferecida e sua prática pedagógica. Partindo-se da metodologia de investigação da Grouded Theory, foi desenvolvido um estudo exploratório, tendo como técnica de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturadas. Resultados preliminares indicam que a formação continuada contribuiu para o desenvolvimento profissional docente com relação ao ensino de Matemática em classes de alfabetização e em qualquer turma de anos iniciais, possibilitando aos professores a capacidade de produzir adaptações nos conteúdos estudados para atenderem às necessidades de aprendizagem de cada ano escolar.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.