O ensino e aprendizagem da história e cultura dos afro-brasileiros e africanos na educação infantil:

por que e o que ensinar?

  • Silvia de Sousa Araújo Oliveira Universidade Federal do Sul da Bahia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar a importância do ensino da história da África e dos africanos na Educação Infantil, as diferentes correntes historiográficas dos estudos africanos produzidas ao longo do tempo, estabelecendo uma relação entre tais correntes e o ensino de história da África preconizado pela 10.639/2003. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, refletindo sobre as representações historiográficas sobre a África, influências na historiografia nacional e no ensino brasileiro, bem como sobre os desafios apresentados ao ensino da história africana na perspectiva da valorização da diversidade cultural e do fortalecimento da identidade dos afrodescendentes e da população negra em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia de Sousa Araújo Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Formada em História pela Universidade do Norte do Paraná- UNOPAR. Mestranda do Mestrado Profissional em Ensino da Relações Étnico-raciais-PPGER da Universidade do sul da Bahia - UFSB

Publicado
2019-09-11
Como Citar
de Sousa Araújo Oliveira, S. (2019). O ensino e aprendizagem da história e cultura dos afro-brasileiros e africanos na educação infantil:. Revista Espaço Acadêmico, 19(217), 55-67. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/47412