Cenários e sujeitos amazônicos:

multiplicidades ambientais e socioculturais no território das águas

  • Rafael de Figueiredo Lopes Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: ambiente amazônico, pensamento social, processos socioculturais, mudanças climáticas.

Resumo

O artigo aborda inter-relações e interdependências entre aspectos naturais, sociais e culturais na Amazônia. Trata-se de um estudo bibliográfico de cunho exploratório que propõe uma leitura interdisciplinar acerca deste ambiente complexo, configurado pelos ciclos de cheias e secas dos rios. Discute-se o pensamento social e os prognósticos científicos acerca da região, com ênfase nos possíveis impactos das mudanças climáticas globais. Embasa-se em autores que tratam do pensamento social da Amazônia, antropologia no trópico úmido, processos biosocioambientais, geopolítica e ciências do ambiente. Conforme os apontamentos levantados e problematizados, diante de cenários que se projetam para o futuro, sugere-se a urgência de perspectivas descolonizadas para a compreensão e caracterização da Amazônia e suas populações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Figueiredo Lopes, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Sociedade e Cultura no Amazonas (UFAM), mestre em Ciências da Comunicação UFAM, especialista em Jornalismo Digital e bacharel em Comunicação Social (UFRR). Integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Cultura e Amazônia (UFAM/CNPq). E-mail: rafaflopes@bol.com.br.

Publicado
2020-02-28
Como Citar
Lopes, R. de F. (2020). Cenários e sujeitos amazônicos:. Revista Espaço Acadêmico, 19(220), 137-149. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/47505