A competição eleitoral de 2016 em Pelotas (RS)
Resumo
No ano de 2016 realizaram-se no Brasil inteiro eleições com vistas a preencher os cargos de prefeito e vereador nos mais de cinco mil municípios do país. Momento em que as elites políticas competiram para melhor se posicionarem no campo político local. Nesse sentido, o presente estudo ao ter como foco a competição eleitoral no município de Pelotas, busca responder algumas questões clássicas da ciência política, como: Os partidos políticos são importantes? Seria possível apontar alguma, ou algumas, candidaturas que eram favoritas no início do processo eleitoral, no município em foco? A luz dos dados empíricos recolhidos sobre a eleição e, da bibliografia clássica da ciência política, foi possível chegar a algumas respostas a respeito das questões elencadas. Autores como Braga, Codatto, Perissinoto, Cervi, Leoni e Marenco Dos Santos, serviram como amparo teórico na interpretação dos dados recolhidos. Além disso, se fez um amplo mapeamento dos partidos políticos atuantes na competição eleitoral da cidade, qual o perfil dos atores que constituíam os mesmos. A principal fonte utilizada foi o site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, e variados sites especializados em notícias políticas, como UOL, bem como as páginas dos próprios políticos.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.