Educação, catequese e ensino:
missões da Companhia de Jesus na Índia (1542-1552)
Resumo
Analisar a ação da Companhia de Jesus na Índia entre os anos de 1542 a 1552 é o objetivo deste artigo. Nesse período o superior das missões jesuíticas na Índia foi o padre Francisco Xavier, primeiro dos inacianos a chegar naquelas partes. O texto analisa as ações cotidianas da missão inaciana privilegiando o viés da educação e do ensino empreendidos por aqueles padres. As fontes utilizadas para a pesquisa são cartas e documentos presentes na Documentação para a História das Missões do Padroado Português do Oriente, coletânea organizada pelo padre português António da Silva Rêgo. Concluímos por meio do presente estudo que a premência dada à tradução das orações e artigos de fé para as línguas nativas bem como a atenção dispensada ao ensino e instrução das crianças levaram a Companhia de Jesus a implementar uma forma de trabalho inédita nas missões do Padroado Português na Índia.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.