Educação, catequese e ensino:

missões da Companhia de Jesus na Índia (1542-1552)

Palavras-chave: Companhia de Jesus, Índia, Educação.

Resumo

Analisar a ação da Companhia de Jesus na Índia entre os anos de 1542 a 1552 é o objetivo deste artigo. Nesse período o superior das missões jesuíticas na Índia foi o padre Francisco Xavier, primeiro dos inacianos a chegar naquelas partes. O texto analisa as ações cotidianas da missão inaciana privilegiando o viés da educação e do ensino empreendidos por aqueles padres. As fontes utilizadas para a pesquisa são cartas e documentos presentes na Documentação para a História das Missões do Padroado Português do Oriente, coletânea organizada pelo padre português António da Silva Rêgo. Concluímos por meio do presente estudo que a premência dada à tradução das orações e artigos de fé para as línguas nativas bem como a atenção dispensada ao ensino e instrução das crianças levaram a Companhia de Jesus a implementar uma forma de trabalho inédita nas missões do Padroado Português na Índia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Fernandes Borges, Instituto Federal do Paraná

Graduado em Pedagogia, mestre em Educação e doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colegiado de Pedagogia e na Pós-graduação em Interdisciplinaridade e Docência na Educação Básica do Instituto Federal do Paraná. Participa do grupo de pesquisa “Laboratório de Estudos do Império Português”, da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado
2020-02-28
Como Citar
Borges, F. A. F. (2020). Educação, catequese e ensino:. Revista Espaço Acadêmico, 19(220), 79-90. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/47531