Políticas públicas e desenvolvimento rural:

contradições entre objetivos e método

  • Romualdo Kohler UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-2083-9279
  • Neimar Damian Peroni Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER RS.
Palavras-chave: Desenvolvimento local/regional. Neodesenvolvimentismo. Governança territorial.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em compreender em quem medida iniciativas como as do Ministério do Desenvolvimento Agrário para promover o desenvolvimento sustentável no meio rural, se vinculam ou se distanciam do que é chamado de neodesenvolvimentismo e em que dimensão as críticas ao velho e ao novo desenvolvimentismo são pertinentes e aplicáveis. Busca-se avaliar as interfaces operacionais presentes no ambiente de governança em territórios rurais, à luz da tese da pesquisadora Wiebke Wellbrok: Well-working operational interfaces. Para tal, se utilizou a observação direta em atividades dos Territórios da Cidadania no Noroeste e Centro do Estado do Rio Grande do Sul. As iniciativas demonstraram, em síntese, se constituírem em políticas exógenas, típicas de modelos Top Downs, que desconsideram o caráter endógeno inerente ao desenvolvimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romualdo Kohler, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Cruz Alta, em Ciências Econômicas pela Universidade de Cruz Alta, Especialização em Teoria Econômica e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Cruz Alta, Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul e Doutorado em Administração pela Universidad Nacional de Misiones, Posadas, Argentina, revalidado no Brasil pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Desde 1998, atua como Professor em diversos cursos de graduação e, atualmente, é Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado - na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Economia Regional e Urbana, Planejamento Urbano e Regional e Consultoria Empresarial, investigando principalmente nos seguintes temas: planejamento da economia local/regional, governança de APLs, efeitos das políticas públicas na socioeconomia de municípios e consultoria econômica empresarial.
Neimar Damian Peroni, Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER RS.
Graduações em Agronomia (1987) na Universidade Federal de Santa Maria e Direito (2001) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestrado (2009) e Doutorado (2018) em Extensão Rural na Universidade Federal de Santa Maria . Trabalha com Extensionista Rural Nível Superior da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural ( EMATER RS) Tem experiência nas áreas de Agroindústria, Gestão de Cadeias Produtivas, Cooperativismo e Desenvolvimento Rural. Assessorou na EMATER RS programas de agroindústria no escritório regional de Ijuí e Porto Alegre. Coordenou a implantação do Programa de Extensão Cooperativa (PEC/RS), com abrangência estadual, para atender 200 Cooperativas da Agricultura Familiar, visando contribuir para o aperfeiçoamento técnico-gerencial, produtivo e educacional das Cooperativas, a fim de incrementar a competitividade das organizações e de promover a intercooperação setorial e o acesso aos mercados privados e institucionais .
Publicado
2020-09-21
Como Citar
Kohler, R., & Peroni, N. D. (2020). Políticas públicas e desenvolvimento rural:. Revista Espaço Acadêmico, 20(224), 238-250. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/48278