Psicopedagogia ou Psicologia escolar:
reflexões para interdisciplinarização
Resumo
Saúde Mental na infância abarca conceitos de deficiências, transtornos, síndromes e processos de aprendizagem. Esse artigo tem objetivo de interdisciplinarizar e multiprofissionalizar os olhares para essa densa e complexa temática. É necessário que os profissionais da educação e saúde tenham um alinhamento para orientar, prevenir e tratar as questões voltadas para a saúde mental da infância. A Psicologia Escolar, que é um exemplo de profissão que tem se dedicado a essa questão, bem como a Psicopedagogia como mais uma área do conhecimento voltada para problemáticas nos processos de ensino-aprendizagem devem harmonizar-se por meio da interdisciplinaridade e, portanto, uma abordagem não é mais ou menos detentora de saber que outra. O alinhamento deve ocorrer por meio da interação, da humildade, respeito pelo outro, também marcadas pelo sentimento de intenção consciente, clara, objetiva e não apenas pela interação de elementos da erudição.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.