Psicopedagogia ou Psicologia escolar:

reflexões para interdisciplinarização

  • Marcos Venicio Esper UEMG
  • Alzira Jorri Tomei
Palavras-chave: infância, criança, transtornos mentais, deficiência intelectual, educação.

Resumo

Saúde Mental na infância abarca conceitos de deficiências, transtornos, síndromes e processos de aprendizagem. Esse artigo tem objetivo de interdisciplinarizar e multiprofissionalizar os olhares para essa densa e complexa temática. É necessário que os profissionais da educação e saúde tenham um alinhamento para orientar, prevenir e tratar as questões voltadas para a saúde mental da infância. A Psicologia Escolar, que é um exemplo de profissão que tem se dedicado a essa questão, bem como a Psicopedagogia como mais uma área do conhecimento voltada para problemáticas nos processos de ensino-aprendizagem devem harmonizar-se por meio da interdisciplinaridade e, portanto, uma abordagem não é mais ou menos detentora de saber que outra. O alinhamento deve ocorrer por meio da interação, da humildade, respeito pelo outro, também marcadas pelo sentimento de intenção consciente, clara, objetiva e não apenas pela interação de elementos da erudição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Venicio Esper, UEMG

Pedagogo, Psicopedago, Mestre em Ciências da Saúde (UNIFESP); doutorando em Ciências (USP-EERP); membro e professor colaborador da LAPED (Liga Acadêmica de Pediatria) - UEMG.

Alzira Jorri Tomei
Psicopedagoga, Letras, Direito, Gestao Administrativa Bilíngue com DRT autorizado pelo Ministério do Trabalho. Articulista em jornais oficais da cidade e interior de SP.  Docente e coordenadora de projetos  multiinterdisciplinares em Ensino Superior. 
Publicado
2020-07-21
Como Citar
Esper, M. V., & Tomei, A. J. (2020). Psicopedagogia ou Psicologia escolar:. Revista Espaço Acadêmico, 20(223), 212-220. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/48384