Lugares para a questão do trabalho na política nacional de assistência social:
uma análise preliminar
Resumo
Este artigo tem como objetivo construir uma reflexão acerca do lugar ocupado pelo trabalho em documentos que debatem as propostas da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Inicialmente, é problematizada a relação entre o trabalho e a referida política pública para que, em um segundo momento, foi pesquisado em materiais que parametrizam as práticas preconizadas para a PNAS indicações acerca da temática do trabalho. Observou-se que as discussões são escassas e, de modo geral, tendem a apontar que se trata de um tema periférico que não deve ser incluído, por exemplo, em serviços de proteção social básica como o PAIF. Por fim, problematiza-se, enquanto proposição, a possibilidade do trabalho ser tomado para além do significado de emprego ou geração de renda para configurar-se enquanto princípio formativo e, portanto, base para as ações de desenvolvimento humano a serem realizadas na política.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.