Lugares para a questão do trabalho na política nacional de assistência social:

uma análise preliminar

  • Rafael Bianchi Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Guilherme Elias da Silva Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Este artigo tem como objetivo construir uma reflexão acerca do lugar ocupado pelo trabalho em documentos que debatem as propostas da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Inicialmente, é problematizada a relação entre o trabalho e a referida política pública para que, em um segundo momento, foi pesquisado em materiais que parametrizam as práticas preconizadas para a PNAS indicações acerca da temática do trabalho. Observou-se que as discussões são escassas e, de modo geral, tendem a apontar que se trata de um tema periférico que não deve ser incluído, por exemplo, em serviços de proteção social básica como o PAIF. Por fim, problematiza-se, enquanto proposição, a possibilidade do trabalho ser tomado para além do significado de emprego ou geração de renda para configurar-se enquanto princípio formativo e, portanto, base para as ações de desenvolvimento humano a serem realizadas na política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pos-Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Doutor em Educação (Unesp/Marília); Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Guilherme Elias da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Psicólogo e Doutor em Psicologia pela UNESP - Campus Assis na área de conhecimento: Subjetividade e Saúde Coletiva. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado
2019-09-11
Como Citar
Bianchi Silva, R., & Elias da Silva, G. (2019). Lugares para a questão do trabalho na política nacional de assistência social:. Revista Espaço Acadêmico, 19(217), 23-32. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/48386
Seção
DOSSIÊ: Saúde Comunitária (Orgs.: Jorge C. Sarriera e Rafael Bianchi Silva)