Quem constrói saberes:

o ambiente pessoal de aprendizagem na relação estudante-docente

  • Ramiro Ferreira de Freitas
Palavras-chave: Inovação Educativa. Saberes. Pensar Autônomo.

Resumo

Este ensaio, de natureza bibliográfica, constitui uma tentativa de apresentar as linhas gerais do conceito – e suas implicações – “ambiente pessoal de aprendizagem” no âmbito formativo de alunos e, por via indireta, docentes. O fenômeno cognitivo é muito complexo requer instrumentos, técnicas e métodos adequados à substancial leitura, interpretação, transformação e utilização das informações recebidas pelo homem. Cada indivíduo é potencialmente agente de seu desenvolvimento intelectual, não obstante as barreiras circunstanciais e atitudinais que o situam no meio. Em ligeira síntese, o vínculo interpessoal é mostrado como lócus privilegiado da transição entre o “não-sabido” e o doravante “percebido”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramiro Ferreira de Freitas
Advogado (OAB-CE, inscrição nº 38.063) membro de comissão temática "Ensino Jurídico" da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Crato. Mestrando em Educação, especialista em Direito das Famílias e pós-graduando em Direito Constitucional pela URCA (Universidade Regional do Cariri), Graduado em Direito.
Publicado
2019-09-27
Como Citar
de Freitas, R. F. (2019). Quem constrói saberes: . Revista Espaço Acadêmico, 19(218), 90-99. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/48416