Quem constrói saberes:
o ambiente pessoal de aprendizagem na relação estudante-docente
Resumo
Este ensaio, de natureza bibliográfica, constitui uma tentativa de apresentar as linhas gerais do conceito – e suas implicações – “ambiente pessoal de aprendizagem” no âmbito formativo de alunos e, por via indireta, docentes. O fenômeno cognitivo é muito complexo requer instrumentos, técnicas e métodos adequados à substancial leitura, interpretação, transformação e utilização das informações recebidas pelo homem. Cada indivíduo é potencialmente agente de seu desenvolvimento intelectual, não obstante as barreiras circunstanciais e atitudinais que o situam no meio. Em ligeira síntese, o vínculo interpessoal é mostrado como lócus privilegiado da transição entre o “não-sabido” e o doravante “percebido”.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.