Os mitos políticos e sua relação com a cultura política:

uma possibilidade de análise no campo da história política a partir de Raoul Girardet (1987)

  • Regina Célia Daefiol Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Nova História Política, História do Tempo Presente, Mitos Políticos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os mitos políticos como uma das chaves para a compreensão da política enquanto instância da vida social e como um dos aspectos da cultura de uma sociedade. A partir de tal análise, pretendemos demonstrar a relevância da abordagem dos mitos políticos nos estudos da História Política, por se constituírem elementos integrantes da cultura política que podem fornecer indícios reveladores das estruturas sociais, permitindo ao historiador analisar as motivações que levam os sujeitos a praticarem atos políticos. Tendo como base a abordagem de Raoul Girardet em Mitos e Mitologia Política, pretendemos analisar, em especial, o mito do herói, que fornece correlações e referências para a análise do universo político e a atuação dos agentes políticos em um determinado momento histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Célia Daefiol, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (UEM); graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Publicado
2020-09-21
Como Citar
Daefiol, R. C. (2020). Os mitos políticos e sua relação com a cultura política:. Revista Espaço Acadêmico, 20(224), 218-228. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/48995