Os mitos políticos e sua relação com a cultura política:
uma possibilidade de análise no campo da história política a partir de Raoul Girardet (1987)
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar os mitos políticos como uma das chaves para a compreensão da política enquanto instância da vida social e como um dos aspectos da cultura de uma sociedade. A partir de tal análise, pretendemos demonstrar a relevância da abordagem dos mitos políticos nos estudos da História Política, por se constituírem elementos integrantes da cultura política que podem fornecer indícios reveladores das estruturas sociais, permitindo ao historiador analisar as motivações que levam os sujeitos a praticarem atos políticos. Tendo como base a abordagem de Raoul Girardet em Mitos e Mitologia Política, pretendemos analisar, em especial, o mito do herói, que fornece correlações e referências para a análise do universo político e a atuação dos agentes políticos em um determinado momento histórico.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.